Problema de pele? E agora?

Desde algum tempo atrás, tenho notado algumas mudanças no meu rosto, principalmente no tipo de pele: considero que seja seca a extra seca. O estado da minha pele sempre influenciou a minha auto-estima, não existe melhor sensação do que sentirmos a pele hidratada e cuidada. Tendo em conta que me maquilho regularmente, é muito importante ter algumas rotinas diárias para que não pareçamos um “vidro a estalar” (falarei sobre isto noutro post). Nos últimos dois anos, reparei que em certas zonas do rosto, foram aparecendo umas borbulhas de cor avermelhada, concentradas nas bochechas, testa e queixo. A situação piora em espaços muito quentes, no banho, com alguns cremes ou apenas ao toque.

Neste período de angústia facial, estava eu na Universidade, e sejamos sinceros, pagar uma consulta de dermatologia, não era opção, como não tinha dor nem desconforto, deixei andar. E claro, uma das primeiras coisas que fiz, foi pesquisar o assunto na internet (wroooong…).

Após uma intensa pesquisa e análise de sintomas, conclui que o meu problema tem nome: Rosácea.

Segundo os entendidos, a rosácea é uma doença que se caracteriza por vermelhidão (o palavrão), vasos dilatados e inchaço facial nas zonas afectadas. Para meu desagrado, ao ler que não existe cura, fui experimentando mil e uma coisas ao longo do tempo. Escondia as zonas com corrector, base de alta cobertura, pó compacto, tudo o que pudesse disfarçar as ditas-cujas, eu usei. Mas com tudo isto, a pele foi ficando pior e ainda mais vermelha. Cheguei ao ponto, de lavar a cara com sabão de enxofre, vinagre, uma pasta de azeite caseira dada pela avó…e nada fazia com que desaparecesse.

Até que um dia, descobri que existe um mundo de cosmética dedicado ao tratamento específico da rosácea ou vermelhidão. Ou seja, estava a tentar “resolver” o problema da pior maneira, ao aplicar a base ou corrector fazia com que a pele não respirasse e não conseguisse regenerar. O que estou a dizer parece um texto de uma embalagem, mas acreditem que faz toda a diferença.

Com tanta oferta no mercado, optei por comprar dois produtos da marca La Roche-Posay:

ROSALIAC AR INTENSE – Concentrado intensivo para peles sensíveis e fragilizadas com tendência para rosácea.

Este gel é milagroso, logo na primeira semana de aplicação notei uma grande diferença na pele. Não só na diminuição do vermelhidão mas também no tamanho das borbulhas.  Não vou mentir, não desaparece por completo mas a diferença é visível. O segredo está em sermos consistentes e na aplicação de manhã e à noite. 

Podem encontrar nas seguintes lojas online:

  1. Continente
  2. Cosmetis
  3. Lookfantastic

ROSALIAC UV RICHE – Hidratante anti-vermelhidões – Proteção SPF 15

Outro dos segredos, é o protector solar, seja Inverno ou Verão, a exposição solar é uma das coisas que mais influência tem na nossa pele, principalmente no nosso rosto. 

Daí também ter optado pelo creme hidratante da mesma marca:

Este hidratante aplico de manhã após o gel. Uma das coisas que gosto é o facto de não ser pegajoso, não tem perfume (uma das causas para o aumento do vermelhidão) e é fácil de espalhar.

Podem encontrar nas seguintes lojas online:

  1. Continente
  2. Cosmetis
  3. Lookfantastic

Ao longo destes anos aprendi que temos de cuidar de nós próprios, saber respeitar o nosso corpo e dar tempo ao tempo.

 Resumindo, deixo-vos uma lista de cuidados de pele que a meu ver são os melhores e funcionam:

  • Beber água: mantenham-se hidratados. Contra mim falo, tenho dias que nem um copo de água bebo mas continua a ser o meu grande objectivo de vida. É importante tanto para o nosso organismo, como para a nossa pele, a hidratação é fundamental.
  • Limpeza da pele: quantas vezes já adormeci com a maquilhagem por tirar, um grande erro mortal da nossa geração. Eu sei, posso estar a exagerar mas acreditem que faz toda a diferença. Não façam como eu, levantem-se e façam uma boa limpeza facial.
  • Protector solar: volto a reforçar, deve ser um passo indispensável na vossa rotina diária.
  • Esfoliação: basta açúcar e um pouco de aloé vera para obter uma profunda esfoliação do rosto.
  • Alimentação: é importante manter os nutrientes que o nosso corpo precisa, a fruta pode ser a nossa melhor amiga para obtermos uma pele fresca e saudável.

Podem comprar estes produtos em promoção, até 10 de Novembro, em varias farmácias do país.  

Neste link encontram uma listagem dos pontos aderentes.

(Obrigada à nossa Inês por ter partilhado esta promoção)

Raquel.

Share:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

ÚLTIMOS VÍDEOS